EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

TRABALHOS DOS MEUS ALUNOS

Esta página eu dedico aos meus maravilhosos(as) alunos(as).
A todos vocês, um beijo carinhoso.

I Mostra de Arte da Escola Geração 10


Tema: Releitura


Selecionei 5 artistas brasileiros de renome internacional: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Cândido Portinari e Bel Borba. Os alunos pesquisaram a vida e a obra deles e fizeram a releitura da obra que mais se identificaram. Cada criança fez pintou a sua tela "do seu jeito", com total liberdade de expressão, princípio básico da releitura.

O 1º ano trabalhou com releituras das obras de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, sobre a orientação da Professora Leonice de Barros, confira o vídeo abaixo:


Alunos do 2º ano trabalharam releituras das obras de Tarsila do Amaral; o 3º ano, Di Cavalcanti; o 4º ano, Cândido Portinari e o 5º ano, Bel Borba. Orientação: Professora Rita Rocha. Confira!



Agradeço a participação de todos os alunos nesta grande troca de conhecimensos e experiências. Acredito que foi gratificante para cada um de nós. Parabéns pelo resultado alcançado!

Aproveito a oportunidade para agradecer também a diretoria da escola, coordenação, professoras, auxiliares, aos pais, enfim a todos que, de alguma forma, nos ajudaram para o desenvolvimento e conclusão deste trabalho.

Beijos carinhosos da "pró" Rita Rocha.

Visite o Blog Geração 10: http://www.bloggeracao10.blogspot.com/

__________________________________________



MANDALAS

Mandala é uma palavra em sânscrito que significa círculo. Transformou-se em "círculo sagrado" ou "círculo mágico" através da Arte Religiosa Oriental (Hinduísmo e Budismo) que a investiu de significação simbólica. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.
 A Mandala é constituída por desenhos geométricos que se inscrevem uns aos outros formando um grande círculo contendo várias imagens. As mandalas orientais são confeccionadas de forma ritualística, suas imagens representam as forças criadoras do universo.

Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje as Mandalas são usadas como focos de meditação, para atrair sorte nos negócios, amenizar dificuldades, captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas.

Há quem acredite em tudo isso, porém eu trouxe a Mandala para a sala de aula com o objetivo de trabalhar com as figuras geométricas e a criatividade dos meus alunos. As Mandalas são excelentes elementos decorativos e a possibilidade de trabalhar com diversas cores diverte e encanta crianças e adultos.

O que caracteriza uma imagem como Mandala é a sua propriedade em fazer o olhar percorrê-la circularmente da periferia para o centro e vice-versa.
Vejam as lindas Mandalas feitas pelos meus queridos alunos:


















































____________________________________

VIVA SÃO JOÃO!!!


Vejam só que fantoches lindos nós fizemos para animar o São João:

 




































Bjs carinhosos!



2 comentários:

  1. priscilasong1@hotmail.com4 de julho de 2013 às 17:22

    Amei o seu blog, menina. Nota 10. Tem tudo o que se deseja para considerar um blog completo. Rico de variedades, temas culturais, artes, tudo! Parabéns, mesmo.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE BLOG.