EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

CURIOSIDADES

Esta página será uma contribuição de Old (o meu amado pai), ele adora uma novidade!
Este cantinho estará sempre recheado de curiosidades sobre vários assuntos.








Vejam só que ideia genial para encapar CDs e DVDs:




IMAGENS INTERESSANTES...
















...que elefantes não têm medo de ratos?
Um rato, para os elefantes, é como uma formiga para nós. 



...que as avestruzes não enfiam a cabeça na terra?

Se fizessem isso, morreriam sufocadas. Suas pernas são suficientemente grandes para essas aves se defenderem de quem as ataca - ou para fugirem correndo. Elas, na verdade, encostam o ouvido no chão para perceber a vibração do solo e a aproximação de eventuais predadores. Nessa posição, o animal também consegue se misturar com a vegetação e afastar qualquer perigo de ataque.

...que os camelos não armazenam água em suas corcovas?
A corcova é um grande depósito de gordura. O corpo do camelo vai usando a gordura das corcovas aos poucos como alimento. Por isso eles podem viajar longos períodos pelo deserto sem comer, o que faz as corcovas diminuírem de tamanho nessas ocasiões. 




...que papagaios não falam?

Os papagaios apenas imitam os sons que ouvem. Os formatos recurvados do bico, do palato (céu da boca) e da língua, associados à parte respiratória, facilitam a reprodução de sons mais graves, parecidos com a voz do homem. O mainá, pássaro nativo da Índia, imita a fala humana com mais fidelidade que o papagaio.



...que o pônei não é um cavalo bebê?
O pônei é, na verdade, uma espécie de cavalo anão. Mesmo adulto, jamais chegará ao tamanho de um cavalo.



...que o elefante não bebe água com a tromba?
A tromba é o nariz do elefante e funciona como um canudo. Ele puxa a água e a esguicha na boca ou nas costas. Ele é capaz de armazenar 10 litros de água na tromba. 

TUDO ISSO NÃO PASSA DE LENDA!
São histórias inventadas pelos nossos antepassados que foram sendo recontadas de pais para filhos e até hoje nós a repetimos para os nossos amigos. 





ANIMAIS MAIS VELOZES DO MUNDO!


Você sabia que o animal mais rápido do mundo é o gavião? A ave pode atingir a velocidade de 320 quilômetros por hora. 


Em segundo lugar temos o peixe-voador, com 108 quilômetros horários. 





Entre os animais terrestres, há dois campeões: em distâncias curtas, a chita (ou guepardo), com 100 km/h; 



nas distâncias maiores,




a gazela com 96 km/h.


AREIA MOVEDIÇA


 A areia movediça é um fenômeno natural que se forma quando um grande fluxo de água preenche espaços existentes sobre finas partículas de areia que se encontram soltas. Essa junção faz com que a areia se torne móvel como um líquido e por seu movimento recebe o nome de “movediça”.

Normalmente esse fenômeno acontece nas margens dos rios, lagos, praias, pântanos e em regiões próximas a fontes subterrâneas. Apesar de ocorrer em maior número nas regiões acima citadas, a areia movediça pode ser formada e encontrada em qualquer local que exista água e areia que possam se unir. 

Erroneamente vemos em filmes e desenhos que, basta segurar em algo para conseguir escapar da areia movediça, o que não é verdade. O peso de uma pessoa que está na areia movediça equivale ao peso de um carro médio, ou seja, é muito difícil retirar uma pessoa da areia. Se acontecer de um indivíduo começar a afundar na areia o importante é que ele não se movimente, pois o movimento faz com que a areia se comporte como líquido e faz com que o indivíduo afunde ainda mais, portanto deve-se permanecer imóvel para que o corpo consiga flutuar. 

A flutuação do corpo acontece porque a densidade dele é menor do que a densidade da areia. Dessa forma, basta que o indivíduo tenha paciência para esperar o tempo de flutuar, já que cada poço de areia movediça possui uma relação diferente entre água e areia, apresentando assim maior facilidade para flutuar ou não. São raros os fenômenos fundos, porém se algum indivíduo cair em uma areia movediça funda basta seguir a instrução anteriormente citada. 

FONTE: www.mundoeducacao.uol.com.br/



BARCELONA 

USA SISTEMA SUBTERRÂNEO

PARA DESCARTAR LIXO




Barcelona (Espanha) é uma cidade européia com uma arquitetura impressionante, mas tem vindo a perder o seu encanto devido ao excesso de lixo acumulado pelas ruas. Agora, a cidade de Gaudi encontrou uma solução para aproveitar a lixeira e manter as ruas mais limpas e já são 50 as cidades européias que usam o sistema subterrâneo para descartar o lixo. 

É ecológico e poupa milhões ao Estado. É fácil de usar, aliás, é como depositar um saco num caixote normal, ou seja, os detritos são colocados em escotilhas de várias cores cujo formato se assemelha a diferentes ecopontos. As bocas de lixo estão ligadas a tubagens que estão há pelo menos cinco metros da superfície – uma espécie de enorme “sugador de lixo”. Os sacos circulam a 70 quilômetros por hora e o destino final é um enorme centro de recolha, instalado na periferia.

A lixeira vai diretamente para contentores que são, posteriormente, transportados para um centro de triagem. Plásticos, latas e papel são reciclados e o lixo orgânico é usado para mover turbinas para criar eletricidade.

As tubagens têm vindo a serem instaladas ao longo dos anos e os edifícios construídos nas duas últimas décadas já dispõem deste sistema internamente. A medida é semelhante à instalação de gás, água ou outro sistema de escoamento subterrâneo.

A ideia de um sistema subterrâneo de recolha de lixo, em Barcelona, já é de 1992, quando a cidade realizou os Jogos Olímpicos. Desde então, o projeto tem sido implantado sistematicamente e 70 por cento da área metropolitana já possui bocas de lixo ligadas diretamente aos centros de recolha.

Plástico, latas e papel são reciclados e o lixo orgânico é transformado em energia. Entretanto, já deixaram de circular 160 camiões de lixo, terminando com a poluição e o mau cheiro. Em cinco anos a capital da Catalunha tenciona eliminar definitivamente os caminhões de lixo, trazendo vários benefícios ambientais.


Fonte: Ciência Hoje


VAMOS BRINCAR DO
JOGO DAS DIFERENÇAS?

Veja os dois quadros abaixo, eu mesma os pintei. Note que existem  algumas diferenças entre eles. Será que você consegue descobrir quantas?
Já tentei contar, mas não consegui. Preciso da sua ajuda. Caso você descubra, mande o resultado para o meu e-mail (euevcfazendoarte@hotmail.com), ficarei bastante agradecida e publicarei o seu nome aqui no Eu e Vc Fazendo Arte. Bjs, Ribia (ou Rita Rocha)

(clique na imagem)

As obras acima são RELEITURAS de
Tarsila do Amaral e Romero Brito.





ECLIPSE LUNAR

Fique de olho no céu no dia 26/06/2010, pois acontecerá um Eclipse Lunar Parcial. Em dezembro deste mesmo ano acontecerá outro, ambos podem ser vistos em todo o Brasil.
Para ser mais exato às 17h46min do dia 26/06 a lua nascerá, o eclipse acontecerá a partir das 19h.











Você sabe o que é um Eclipse Lunar?
Um eclipse lunar é um fenómeno celeste que apenas ocorre quando está lua cheia e há um alinhamento entre o sol, a terra e a lua, de forma a que a terra fique entre o sol e a lua.
Ou seja a lua está coberta (total ou parcialmente) pela sombra da terra.

Existem 3 tipos de eclipses lunares:

1º. Penumbral – A lua passa através da penumbra da sombra terrestre. É difícil de se ver.
2º. Parcial – Uma parte da lua passa através da sombra terrestre. São facilmente visíveis.
3º. Total – A totalidade da lua passa através da sombra terrestre. São facilmente visíveis e a lua pode ficar com uma cor laranja, avermelhada ou acastanhada.
Ao contrário do Eclipse Solar, no Eclipse Lunar, a lua nunca desaparece totalmente, o fenômeno astronômico é observado através da mudança da cor da lua.

Estou sempre em busca de mais CURIOSIDADES. Volto amanhã com mais novidades!

_______________________________________

RELEITURAS

Continue vendo releituras da Mona Lisa, em seguida veremos outras releituras.











Estou sempre em busca de mais CURIOSIDADES.

______________________________________





Um comentário:

  1. cara o avestruz infia a cabeça na terra pra ficar menos visivel e o elefante sim tem medo de ratos proque eles entram dentro da sua troba ou ouvido e comen o seu celebro

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE BLOG.