EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 4 de maio de 2011

CARICATURA – A ARTE DE DISTORCER PESSOAS FAMOSAS


Caricatura é a arte que enfatiza e exagera as características da pessoa de uma maneira cômica. Celebridades da política, do esporte, da classe artística, são os alvos preferidos das sátiras feitas por um caricaturista, onde características como, defeitos físicos, trajes, gestos, comportamentos, tiques verbais, manias…, são ampliados e deformados, provocando o riso. Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare, o mesmo que, exagerar, aumentar. Usada normalmente como sátira política ou comportamental, a arte da caricatura requer habilidade artística e senso crítico bastante aguçado.
A caricatura é a filha do expressionismo. Segundo os críticos de arte, o atributo de uma boa caricatura está na máxima expressividade com um mínimo de traços capazes de fazer um observador reconhecer a personalidade esteriotipada em uma sátira.

A História da Caricatura

A caricatura, como gênero artístico, surge no final do século XVI, quando Annibale Carracci, pintor italiano aparece como um dos pioneiros da arte. Não podemos deixar de citar renomados caricaturistas de séculos passados como: Domenichino, Guercino, Pier Leone Ghezzi, Gianlorenzo Bernini, James Gillray, Thomas Rowlandson, Honoré Daumier.
Hoje temos nomes internacionais de destaque na arte satírica da caricatura: Sebastian Kruger, Jan Opdebeeck, Mulatier, Arthur Szyk, este com suas ácidas caricaturas famosas, chamou a atenção do mundo para os horrores cometidos pelo nazismo e ajudou a derrubar o regime de Adolf Hitler.

A Arte da Caricatura no Brasil

No Brasil a arte da caricatura apareceu em 1837 e encontrou grande expressão com a obra de J.Carlos, caricaturista que observou com ironia a sociedade carioca da primeira metade do século XX.
São destaques na arte da caricatura brasileira, o saudoso Henfil, os irmãos Paulo e Chico Caruso, Cláudio Paiva, Ziraldo, Jaguar, Millôr Fernandes, Lan, Nair Tefé (no mundo, foi a primeira caricaturista do sexo feminino), Max Yantok, Cássio Loredano, Henrique Fleiuss, Angelo Agostine, Glauco Villas Boas e Laerte.
A caricatura pode ser produzida em formato digital (colorida) e está presente no cartoon (cartum) e na charge.

Veja agora uma seleção de caricaturas que selecionei na Internet:




















 




 Gostou?
Faça você mesmo a sua caricatura e divirta-se com o resultado!
Clique no link Caricature Maker

5 comentários:

  1. Gostei da paradinha de fazer a minha caricatura.
    Não ficou nada parecido comigo, mas deu para curtir legal!
    Vou mandar aí pro seu e-mail, ok?

    Ass. Jonas

    ResponderExcluir
  2. A caricatura do Antonio Fagundes pertence a Angelo Cartoons http://caricaturasangelocartoons.blogspot.com

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE BLOG.