EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A ARTE DA COLAGEM


Colagem é um tipo de arte onde o artista une pedaços de papel liso, estampado, pintado ou impresso (jornais, revistas, embalagens...) ou pequenos objetos sobre um suporte geralmente plano. O seu objetivo é criar ou recriar novas expressões visuais, novas imagens.
A colagem foi uma técnica iniciada por Pablo Picasso, em 1912 em sua obra Natureza Morta com Cadeira de Palha.
A ideia de Picasso, de início considerada apenas divertida e corajosa, constitui na realidade uma verdadeira REVOLUÇÃO na pintura, e não só do ponto de vista técnico.
Com a nova técnica da colagem, Picasso rompeu a tradicional postura da pintura a óleo, baseada no respeito pelos materiais clássicos da cor e do suporte, quebrando regras, até aí intocáveis, que exigiam para a realização dos quadros o uso exclusivo dos materiais tradicionais: as tintas a óleo e o suporte de tela.
A colagem tornava-se assim uma montagem de três dimensões, um objeto composto por variados materiais de uso diário, e mesmo de desperdícios, que assim expressava de uma forma direta a realidade e o quotidiano.

A HISTÓRIA DA COLAGEM

A colagem como procedimento técnico tem uma história antiga, desde a própria invenção do papel na China (200 a.C), mas sua incorporação na arte só será aceita a partir do século XX, com o cubismo (movimento artístico). A proposta da colagem no cubismo era romper com os padrões aceitos da arte renascentistas e libertar o artista da tela para que ele pudesse utilizar outros materiais para expressar a sua arte.
Pablo Picasso e Georges Braques são os maiores representantes dessa arte. Foram influenciados pelos escritos, teorias e pinturas de Paul Cézanne. Para inovar e ganhar mais liberdade em suas produções artísticas, eles passaram a incorporar areia, jornais, penas, tecidos e outros materiais em seus trabalhos.
Movimentos como o Dadaísmo (que se afirmava um movimento contra todos os movimentos), elegeram a colagem como principal meio de expressão, introduzindo nas suas criações a ironia, a provocação, o realismo e o niilismo.
Fruteira e copo (1912) de Georges Braque, é considerada uma das primeiras colagens da arte moderna.
Não podemos falar em colagem sem citar Henri Matisse, uma das maiores expressões artísticas do mundo, inclusive na arte da colagem. Matisse é considerado um dos fundadores e principais representantes do fovismo. Começou a dedicar-se à pintura após terminar, em 1890, seus estudos de Direito. Deu grande impulso à arte de sua época com seu estilo caracterizado por uma linha vigorosa e pelo uso de cores com tonalidades fortes.
Em 1930 Henri Matisse não pode mais usar tinta óleo, por motivos de saúde, abandonando, assim a carreira de pintor. Matisse redescobriu-se na arte da colagem, técnica que continuou praticando até o fim da vida. “Por que é que não pensei nisto antes? Cada vez me convenço mais de que com um simples recorte se pode expressar as mesmas coisas do que com o desenho e a pintura…” Dizia Henri Matisse.
Em 1947 Matisse lançou o seu livro Jazz, composto de várias obras onde foram utilizadas a técnica que Matisse chamou de "desenho com tesoura”. O livro Jazz trás as impressões de Matisse sobre a arte e a vida.
No Brasil, Teresa D’Amico foi a primeira artista a assumir a colagem como meio de expressão artística, depois dela vários outros artistas plásticos testaram esta arte, como exemplos cito: Carlos Sciliar e Jorge de Lima.

Vamos ver algumas obras dos artistas supracitados.


PABLO PICASSO:


 GEORGES BRAQUE:




HENRI MATISSE:


TERESA D´AMICO:




 CARLOS SCILIAR:



JORGE DE LIMA

 Jorge de Lima trabalhou muito com fotomontagem (colagem dom fotos).

3 comentários:

  1. Oi,Rita!!!
    Adorei descobrir seu blog...tenho um blog de scrapbooking e agora começo a montar um de colagens,mixed-média.Já dei aulas de pinturas também.Vou adorar se me visitar lá no blog novo e comentar.
    http://fazendoartecomdanicristin.blogspot.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!!
    Adorei o seu blog, madarei algumas idéias, pois estou trabalhando um projeto de artes com minhas crianças do maternal II.

    ResponderExcluir
  3. Legal! Manda mesmo as suas ideias, estou aguardando.
    O e-mail do blog é
    euevcfazendoarte@hotmail.com
    Bjs :)

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE BLOG.