EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 9 de março de 2011

PAUL KLEE - BIOGRAFIA E PRINCIPAIS OBRAS



CURIOSIDADES SOBRE PAUL KLEE:
  • Aos sete anos, Paul Klee começou a tocar violino, e, aos oito, ele ganhou de sua avó uma caixa de giz. O que parece é que Klee foi igualmente talentoso na música e na arte.
  • Aos dezesseis anos, os desenhos de paisagens de Klee já mostravam habilidade considerável. Por volta de 1897, ele fundou um diário, que ele manteve até 1918, dando informações valorosas sobre sua vida e filosofia a pesquisadores.
  • Klee tentou, sem sucesso, ser um ilustrador em uma revista.
  • Paul Klee é considerado o pai da pintura abstrata, desenhava fantasias, o encantamento, queria reinventar o mundo, nada de desenhos da realidade, sua pintura assume um caráter figurativo, oscilando entre o impressionismo e o surrealismo.
  • Ele e seu amigo, o pintor russo Wassily Kandinsky, também eram famosos por darem aulas na escola de arte e arquitetura Bauhaus.
  • Klee era um mestre de colagens, vitrais, e murais.
  • Entre 1933 e 1934, Klee realizou exposições em Londres e em Paris, onde, finalmente conheceu Picasso, a quem ele tanto admirava.
  • Klee produziu aproximadamente 500 obras no ano de 1933, durante seu último ano na Alemanha. Ficou seriamente doente, recuperou significantemente a saúde e foi encorajado a voltar a pintar por seus amigos Kandinsky e Picasso, que o fizeram uma visita, então em 1939, ele criou mais de 1.200 obras. Faleceu em 1940 deixando uma herança composta de, aproximadamente, 9.000 obras de arte.
  • Klee já foi associado ao expressionismo, cubismo, futurismo, surrealismo, e abstracionismo, mas suas imagens são difíceis de serem classificadas. Geralmente, ele trabalhava isolado da vista dos demais, e interpretava as novas tendências artísticas de sua própria maneira.
  • Extraordinariamente inventivo em seus métodos e técnicas, Klee trabalhou com vários materiais diferentes – tinta a óleo, aquarela, tinta preta, rascunho, e outros. Na maioria das vezes, ele combinava esses materiais em uma só obra. Ele usava tela, estopa, musselina, linho, gaze, papel-cartão, limalha, tecido, papéis de parede, e papel-jornal. Klee fazia uso de pintura a esguicho (spray), recortes com facas, carimbos e verniz, e misturava, por exemplo, óleo com aquarela ou aquarela com caneta e tinta indiana.
  • Klee morreu em Muralto, Locarno, Suíça, em 1940, sem conseguir a cidadania suíça, mesmo tendo nascido naquele país.
Você pode ver as suas principais obras de Paul Klee clicando no link abaixo:

22 comentários:

  1. muito bom !!!
    parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelos comentários!
    É muito gratificante saber que vc gostou.
    Continue acompanhando as matérias que posto com tanto carinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. geralmente não me interesso muito por arte por ela ser complexa e ter detalhes inuteis , mas , gostei do site , merce um 10 , ´[e complexo e resumido , muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Matheus! Fiquei muito feliz ao saber que o nosso blog te agrada.
    Espero que você se torne um seguidor, ou seja, que você esteja sempre por aqui nos prestigiando com a sua presença e participando com os seus comentários! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza , pois , minha presença sempre estará naquilo que me agrada! Obrigado ;D

    ResponderExcluir
  6. Ameei o vídeo sobre Paul Klee, é muito interessante! Eu estava fazendo uma pesquisa sobre ele para fazer um trabalho escolar, as pessoas gostaram bastante! DESDE JÁ TE PARABENIZO PELA DEDICAÇÃO NO SEU TRABALHO.! Bjo By Joycee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Joyce!
      É bom saber que o nosso blog ajudou, principalmente em um trabalho escolar.
      Espero que vc volte sempre a visitar o Eu e Vc Fazendo Arte, pois estou sempre buscando novidades!
      Bjs :)

      Excluir
  7. agora quando eu for fazer trabalhos de escola vou sempre passar nesse site

    ele e muito bom e bastante complexo e resumido obrigado continue assim nesse site maravilhozo

    ResponderExcluir
  8. po adorei eu so queria saber a nacionalidade eo nome de uma pintura dele

    ResponderExcluir
  9. Paul Klee nasceu em 18 de dezembro de 1879, em Münchenbuchsee (próximo a Berna), Suíça; naturalizou-se alemão. Sobre sua pintura: Parnassum é considerada a sua obra-prima, o melhor exemplo de seu estilo pontilhista.

    Espero ter ajudado.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. muito bom rita rocha + terei um trabalho para a minha escola e gostaria de saber se tem como vc colocar + imagen na historia de klee pq meu trabalho e dele com entrega pro dia 25/03/2013 com um ritmo contagiante como o de gustavo rocha. muito bom seus trabalhos

    ResponderExcluir
  11. parabéns amei o site tem tudo o que estava procurando sobre paul klee e suas obras!!!

    ResponderExcluir
  12. ele faleceu em muralto ou berna ?

    ResponderExcluir
  13. por favor tem uma obra do Paul Klee que não identifiquei o nome, será q vc poderia me ajudar?
    Essa obra 1914"(Klee)entre 1890 e 1940 desempenhou funções como músico, artista plástico, educador e escritor, influenciado pelo Expressionismo, Cubismo e Surrealismo.Em 1898 estudou arte na Academia de Belas Artes em Munique. Em1910, teve a primeira exibição exclusiva em Berna ao grupo artístico Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul). Em 1912 , criou algumas paisagens primitivas (cubismo), como In The Quarry (1913) e Houses Near The Gravel Pit (1913).
Após 1919, ministrou aulas de arte e arquitectura, na Escola Bauhaus.
    Qual seria o neme real desta obra??

    ResponderExcluir
  14. Paul Klee Klee morreu em Muralto, Locarno, Suíça, em 1940.

    ResponderExcluir
  15. gostei de tudo,parabéns para os cridores do cite nota 10.000.000

    ResponderExcluir
  16. Rita Rocha, hoje tive o privilegio de visitar o seu blog, é otimo. tambem sou professora de Arte. Ainda não tenho um blog, porem gosto de trocar informaçoes e experiencias com colegas. Parabens pelo site

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE BLOG.