EU E VC FAZENDO ARTE

Um blog dedicado à Arte! Comente, traga as suas idéias, vamos construir juntos esse espaço! Estou sempre em busca de novidades para rechear o nosso blog. Bjs carinhosos.

GOOGLE PESQUISAS

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 10 de março de 2011

JOAN MIRO - BIOGRAFIA E PRINCIPAIS OBRAS

 

CURIOSIDADES SOBRE JOAN MIRÓ:
  • Joan Miró, apesar de mais conhecido por suas pinturas, não praticou apenas esta forma de arte, mas também fez desenhos, colagens, esculturas, murais, tapeçarias e cerâmicas.
  • Seu primeiro emprego foi em uma farmácia.
  • Miró pertencia a família rica, mas não aceitava ser sustentado por seus pais, chegou entrar em estado alucinatório – mas era de fome. Segundo conta, “na época só tinha dinheiro para uma refeição por semana. Chegava em casa faminto e começava a olhar para as paredes. Desenhava até desmaiar.”
  • Após a Segunda Guerra Mundial, Joan Miró tornou-se um artista reconhecido, famoso e rico.
  • Miró morreu no dia de Natal, à tarde.
  • No fim da sua vida, Miró, reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu também a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto.
  • Em 1941, Miró obteve aclamação internacional e foi reconhecido como um pioneiro do Modernismo.
  • Contemporâneo do Fauvismo e do Cubismo, Miró criou sua própria linguagem artística e procurou retratar a natureza como faria o homem primitivo ou uma criança, que tivesse, no entanto, a inteligência de um homem maduro do Século XX.
  • De 1925 a 1928, influenciado pelo Dadaísmo, pelo Surrealismo e principalmente por Paul Klee, pintou cenas oníricas e paisagens imaginárias. Após uma viagem aos Países Baixos, onde estudou a pintura dos realistas do século XVII, os elementos figurativos ressurgiram em suas obras.
  • Miró tornou-se mundialmente famoso, expondo seus trabalhos, inclusive ilustrações feitas para livros, em vários países.

11 comentários:

  1. Muito interessante este post sobre Joan Miró.
    Parabéns!

    Professora Kátia (SP)

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é maravilhoso! Adoro arte.
    Profa Rosely

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários, professoras Kátia e Rosely. É muito bom ter um retorno positivo de um trabalho feito com tanto carinho em nome da educação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog e pelas CURIOSIDADES SOBRE JOAN MIRÓ. Eu estava procurando algo sobre ele e gostei do que encontrei aqui.
    Abraços,
    Professora Élida.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, professora Élida, volte sempre!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado estava procurando para meu trabalho de artes e adorei essa pagina

    ResponderExcluir
  7. tava procurando o trabalho e acabei achando aui informações sobre joan miró adorei....Bjusss

    ResponderExcluir
  8. eu amei o vídeo estamos trabalhando para a mostra cultural Joan Miró, só que não encontro o nome das obras só as fotos, você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Meeu Deus ! Alguém pode me ajudar ? Qual é a obra de Joan Miró que parece ter dois homens ? Eu não consigo achar o nome ! Poor favor mee ajudeem !

    ResponderExcluir
  10. Me ajudem : qual é a obra de Joan Miró ,que parece ter duas pessoas ? Me ajudem por favor ! Não consigo achar o nome !

    ResponderExcluir
  11. Algumas pessoas entraram em contato comentando a respeito do link que indiquei para quem quisesse ver mais obras do Miró. Esclareço que quando o divulguei, ele levava a um site com muitas obras do Miró, peço desculpas pelos transtornos causados.
    Obrigada pelos contatos!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI UM COMENTÁRIO SOBRE ESSE BLOG.